icon facebook top  icon twitter top icon linkdin top   icon instagram top icon youtube 2020 responsabilidade cicle 

    Faculdades particulares promovem atividades gratuitas para a população

     

    O Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular ocorre no próximo sábado, quando faculdades, centros universitários e universidades promovem atividades gratuitas voltadas para o atendimento da população. As atividades são nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras. Algumas ampliam o número de atividades e fazem uma semana de responsabilidade social, sendo que há instituições que começaram suas atividades na segunda-feira.

    O evento foi criado após a sanção da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela lei, contará na avaliação das instituições de educação superior a responsabilidade social da instituição. Será considerado a contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Caso não sejam bem avaliadas em diversos aspectos, que incluem avaliações dos alunos e da infraestrutura, as instituições não podem funcionar.

    Das instituições que fazem uma semana de atividades estão as redes Anhanguera Educacional e Estácio e o Centro Universitário de Brasília (UniCeub). "A ação reforça o papel social que a gente desempenha na comunidade e mostra o quanto podemos interferir de maneira organizada para o bem daquela comunidade", diz a diretora de Marketing da Anhanguera, Patrícia Abreu.

    São 65 unidades da Anhanguera que participam da semana. Professores, alunos e voluntários oferecem 800 atividades sociais, ambientais e culturais em várias cidades. As atividades ocorrem não apenas nas instituições, mas também em locais como albergues e escolas públicas.

    Da Estácio participam 65 unidades, localizadas em 20 Estados e no Distrito Federal. São 370 atividades que também começaram nesta segunda-feira. Entre as atividades promovidas estão: doação de sangue, palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, sobre meio ambiente, oficinas de reciclagem, aulas de como melhorar o currículo e atendimento jurídico. As atividades, segundo o gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Estácio, Luiz Antônio Gaulia, contribuem para a formação acadêmica. "Os alunos praticam o que estão aprendendo em sala de aula. Com a sociedade, sentem o que é necessário para o aprendizado".

    No UniCeub serão 19 ações voltadas principalmente para os trabalhadores da instituição e suas famílias. A instituição, que participa do Dia da Responsabilidade desde 2005, decidiu que "não adianta fazer uma ação para a comunidade externa se tem funcionários que precisam desse atendimento". A expectativa é que 500 pessoas sejam beneficiadas. No UniCeub, o lançamento será no dia 21, as inscrições vão até o dia 25 e as atividades ocorrem no dia 26.

    Depois de participar, as instituições receberão o selo Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). "A comunidade acadêmica coloca em prática, mas traz de volta o que viu, o que verificou. Se a instituição oferece um ensino de qualidade, ela vai se preocupar com ações voltadas para a comunidade e vai implementar o que viu no currículo. Vai e volta", diz Cecília Horta, diretora acadêmica da Abmes.

    O Dia da Responsabilidade Social no Ensino Suaperior é promovido pela Abmes e está na nona edição. Este ano, 384 instituições aderiram à iniciativa. A adesão, tanto das instituições quando de professores e alunos, é voluntária. Membros da comunidade também podem oferecer oficinas e outras atividades. Mais informações podem ser obtidas no site da associação.

     

    Fonte: Portal Terra

    selo 35anos com logo negativa gradiente 

    SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
    Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70.701-060
    Fone: (61) 98225-1361
    E-mail: responsabilidadesocial@abmes.org.br